Pular para o conteúdo principal

DRONE uma ferramenta cada vez mais utilizada na guerra contra o terror.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defende o uso de drones na guerra contra o terror. O líder americano disse que a tecnologia dos aviões não tripulados, apesar de levantar questões, é efetiva.


"Esses ataques salvaram vidas. Eles são legais. Os EUA estão em guerra contra a Al-Qaeda", disse o Obama, ponderando que essa tecnologia "levanta profundas questões". "Nós estamos escolhendo agir de maneira a resultar em menos perdas de vidas inocentes", disse: "Não fazer nada não é uma opção".

Segundo Obama, esses aparelhos só serão usados quando um terrorista não puder ser capturado. Além disso, afirmou que os EUA vão respeitar a soberania dos Estados e que os bombardeios serão limitados a alvos da Al Qaeda e milícias ligadas a ela. "Antes de qualquer ataque ser realizado, deve haver quase certeza de que nenhum civil será morto ou ferido, no padrão mais elevado que conseguirmos estabelecer", acrescentou. 



Mas, afinal de contas, o que é o DRONE?

Um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) ou Veículo Aéreo Remotamente Pilotado (VARP), também chamado UAV (do inglêsUnmanned Aerial Vehicle) e mais conhecido como drone (zangão, em inglês), é todo e qualquer tipo de aeronave que não necessita de pilotos embarcados para ser guiada. Esses aviões são controlados a distância por meios eletrônicos e computacionais, sob a supervisão e governo humanos, ou sem a sua intervenção, por meio de Controladores Lógicos Programáveis (PLC).



Os VANTs ou drones foram idealizados para fins militares. Inspirados nas bombas voadoras alemãs, do tipo V-1, e nos inofensivos aeromodelos rádio-controlados, estas máquinas voadoras de última geração foram concebidas, projetadas e construídas para serem usadas em missões muito perigosas para serem executadas por seres humanos, nas áreas de inteligência militar, apoio e controle de tiro de artilharia, apoio aéreo a tropas de infantaria e cavalaria no campo de batalha, controle de mísseis de cruzeiro, atividades de patrulhamento urbano, costeiro, ambiental e de fronteiras, atividades de busca e resgate, entre outras.

Atualmente, o desenvolvimento de pesquisas e fabricação de VANT são realizadas e estimuladas, principalmente, por militares norte-americanos, pelas Forças Armadas de Israel. Os drones são, há vários anos, um dos principais instrumentos da estratégia militar dos Estados Unidos.

O Linux como Sistema Operacional para Drones.

Há rumores de que a Marinha dos Estados Unidos passaria a usar Linux em seus Drones, e a comunidade linux “foi ao delírio” por saber que uma organização importante no cenário mundial está migrando suas tecnologias para plataformas Linux.
Após o anúncio, diversas discussões começaram a aparecer sobre qual tipo de licença o Sistema Operacional destes Drones, porém, parece evidente que por questões de segurança e política externa, o Departamento de Defesa dos EUA criará uma forma de “fechar” este Sistema, tornando-o proprietário, como acabou de ser confirmado por eles:
“O Departamento de Defesa dos EUA já emitiu orientações sobre o uso de código aberto em seus sistemas. A Marinha irá combinar algumas licenças GPL com licenças proprietárias para que este software nunca seja divulgado fora do âmbito “governo dos EUA”. Ao tomar esta abordagem, os Engenheiros contratados para modificar o software não devem manter os direitos autorais e licenças presentes em sistemas Linux
 Fonte:


Comentários