Pular para o conteúdo principal

Os usuários do programa bolsa família foram vítimas de um hoax.



Mas o que é um Hoax?


Segundo definição extraída do dicionário Michaelis online hoax é:

n1. peça, brincadeira. 2. embuste, engano, logro. vt 1. pregar uma peça. 2. enganar, fraudar.

Dá- se o nome de hoax a histórias falsas, mentirosas recebidas por e-mail, redes sociais, e etc., trata-se de um vírus social, que utiliza a boa fé das pessoas para se reproduzir.
Existem diversos tipos de hoaxes, vamos apresentar os quatro mais comuns e entre eles a modalidade da qual os beneficiários do bolsa família foram vítimas:

1) Há hoaxes que amedrontam o usuário informando que se a orientação não for executada o computador e/ou os seus dados sofrerão algum dano.

Exemplo: Foi muito divulgado um e-mail onde se orientava aos usuários do Windows a localizarem e apagarem o jdbgmgr.exe cujo o ícone era um ursinho.
  
2) Há hoaxes que tentam explorar o lado emocional das pessoas com conteúdos apelativos. Pede-se que uma determinada mensagem seja enviada ao maior número de pessoas possível, pois uma suposta empresa contará as mensagens enviadas e doará um valor em dinheiro quando for alcançado um determinado número de curtidas, envios e etc.

Exemplo: É comum as mensagens mostrarem fotos de adultos ou crianças acidentadas ou sofrendo de doenças graves.

3) Outro tipo de hoax é aquele que promete algum ganho. A mensagem afirma que a pessoa ganhará viagens, telefones celulares ou qualquer outro produto se a divulgar para um grande número de indivíduos.

4) Ainda há os hoaxes que divulgam "conspirações". Por exemplo, a mensagem desvenda as reais intenções dos Estados Unidos sobre o Brasil, ou diz que o homem jamais pousou na lua, ou faz revelações sobre o atentado de 11 de Setembro de 2001.

Nessa última modalidade está enquadrado o fato que ocorreu no último fim-de-semana (18 e 19 de maio de 2013). No sábado, foi divulgada uma informação falsa a respeito do programa bolsa família, o boato dizia que o programa seria suspenso o que levou milhares de beneficiários a procurar casas lotéricas e agências da Caixa Econômica Federal, gerando filas e tumultos em pontos de saque em 12 estados.

Segundo informações da assessoria do ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a quantidade média de saques realizados aos sábados é de 100 a 200 mil. No último sábado, porém, quando houve rumores de que o benefício seria suspenso, o número de saques foi de 500 mil. No domingo, houve 400 mil saques, ainda de acordo com assessoria.

Os cerca de 900 mil saques feitos durante o final de semana contabilizaram R$ 152 milhões, de acordo com a Caixa Econômica Federal.

Este é o exemplo do quão nocivo é divulgar uma informação sem averiguar a sua veracidade, o quanto é poderosa uma informação, ela conseguiu mover milhares de pessoas das suas casas e a importância de se assegurar que a informação recebida é verdadeira.

Quando damos crédito a uma informação falsa, nós somos manipulados, somos utilizados como massa de manobra.

Fonte:

Universidade Federal do Pará  http://www.ufpa.br/dicas/net1/spa-hoax.htm

Comentários