Pular para o conteúdo principal

Quando damos crédito a uma informação manipulada, nós também somos manipulados.


Hoje em dia temos muitas informações disponíveis, mas todas as informações que estão a nossa disposição são verdadeiras?

Infelizmente a resposta é “não”. Vivemos numa sociedade que se orgulha de pertencer a era da informação, porém, uma boa parte das informações disponíveis sofrem algum tipo de manipulação com a finalidade de atender aos interesses de alguém ou de algum grupo.

Imagens manipuladas com a intenção de enganar, citações atribuídas a pessoas que não as disseram, levam muita gente a acreditar em mentiras ou crer que um determinado fato ocorreu de uma maneira quando, de na verdade, este ocorreu de outro modo.

Os textos podem ser facilmente criados, adulterados e atribuídos a alguém que possui algum prestígio, várias frases que atribuem ao Jô Soares, Arnaldo Jabour, Millor Fernandes, entre outros, nunca foram ditas por essas pessoas.


Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, então, uma foto manipulada pode levar o observador a conclusões equivocadas a respeito daquilo que ele está vendo.

Circula uma imagem cortada onde o padre Joseph Ratzinger, que anos mais tarde foi eleito papa e adotou o nome de Bento XVI, aparece com um braço estendido supostamente fazendo uma saudação nazista.


Se observarmos a foto original, tanto o padre Joseph quanto o seu irmão, o padre Georg, estavam com as duas mãos estendidas numa posição muito tradicional nos ritos católicos.



Outra foto manipulada que teve muita repercussão foi a da moça que em uma das mãos portava uma arma e no braço sustentava uma criança. Nesse caso chegar a verdade dá um tremendo trabalho, vários especialistas avaliaram as fotos e cada qual chegou a uma conclusão. Então, entramos num dilema, o “dilema de tostines”¹, a arma foi retirada da mão da moça ou foi colocada na mão dela? As fotos verdadeiras são as que limpam a imagem da moça ou a que suja a sua imagem?



Há uma terceira foto, menos popular, onde a moça aparece com um pássaro no lugar da arma.

É muito importante que as informações que recebemos sejam avaliadas com maturidade para não sermos enganados por sujeitos ou grupos mal intencionados. Pois, quando damos crédito a uma informação manipulada, nós também somos manipulados.

¹ Tostines era uma marca de biscoitos que tinha como slogan “tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais”. Quando eu e meus amigos nos deparávamos com um dilema brincávamos chamando-o de “dilema de tostines”.

Comentários