Pular para o conteúdo principal

Você já desejou bom dia ao presidente Obama hoje?




Apesar do título dessa matéria ter um viés cômico ela tem um fundo de verdade!

O corajoso jovem Snowden não aguentou guardar segredos e contou para o mundo inteiro que o presidente Obama escuta as nossas redes sociais, as nossas pesquisas na internet, enfim, ele tem acesso a nossa "privacidade".

Bem, deixou de ser apenas uma "teoria da conspiração" o fato de sermos vigiados pelos Estados Unidos. Esse tipo de afirmação era muito comum na época da "Guerra Fria", onde o mundo era dividido em dois pólos: o pólo capitalista liderado pelos Estados Unidos e o pólo comunista liderado pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas; naquele tempo media-se forças com as corridas espaciais, como aconteceu até 1969 com a ida do homem à lua; o poderio bélico era um argumento muito persuasivo na hora de se fazer acordos, ou intimidações, falava-se em armamentos nucleares, patrocinava-se guerras como a que ocorreu entre Iran e Iraque, onde os presidentes das superpotências pareciam jogar xadrez, enquanto o povo, os peões desse tabuleiro, morriam aos milhares.

Portanto, não há coincidência alguma no fato de Edward Snowden estar "hospedado" em um aeroporto de Moscou (Capital da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, hoje Rússia).

Atualmente estamos na era da informação, ao invés da "Guerra Fria" temos a "Cyber Guerra" ou "Cyber War", o poder é medido pela capacidade que alguém possui de obter, administrar, proteger e manipular dados, sobretudo dados privilegiados de caráter comercial ou aqueles dados governamentais que recebem o selo TOP SECRET.

Assim como houve uma reorganização das forças armadas com o advento da aviação como ferramenta de combate, uma vez que só havia duas forças o exército, que tinha como área de atuação a terra, e a marinha que atua pelo mar, houve a necessidade de se criar uma terceira força: a força aérea; não há dúvidas que graças a esse novo campo de ação haverá uma nova reorganização, será preciso criar uma nova força que atue no campo da segurança da informação.

Voltando ao presidente Obama, ele responde pela maior potência capitalista do nosso planeta, e o seu governo tem muito interesse em obter dados sobre tudo o que ocorre no mundo, a qualquer custo, inclusive lançando mão de recursos de espionagem.

Na última campanha presidencial Obama foi beneficiado pelo uso do Big Data, ou seja, ele utilizou as redes sociais como termômetro para conduzir a sua campanha e ajustar os seus discursos e ações de modo que agradasse e conquistasse eleitores, parece que gostou tanto da experiência que criou o seu Big Data com informações sobre todos os países.

Com exceção daquilo que nós, sem muito critério e espontaneamente, postamos nas redes sociais, abrindo mão da nossa privacidade, nos sujeitando a toda a sorte de riscos. Há também aqueles dados que enviamos em nossas contas de e-mail (sejam elas gratuitas, corporativas ou pagas), além dos dados pessoais que somos obrigados a informar quando fazemos alguma espécie de transação. Aí a coisa fica séria! Quando alguém acessa, sem permissão, esses dados temos nossa privacidade violada, de fato.

Todos os usuários de tecnologia devem tomar consciência de que a internet não é um espaço seguro, não há sistema seguro, portanto, cuidados técnicos e processos de segurança tem que ser adotados. Deve-se ter o cuidado de publicar somente aquilo que não lhes vá causar nenhuma espécie de prejuízo ou constrangimento.

Os analistas que já administraram a criação de contas de e-mail e ações correlatas a essa função, sabem que é possível acessar os dados dos usuários. É desse modo que as empresas punem seus empregados por enviarem mensagens impróprias, e monitoram todo o tráfego de mensagens.

SEMPRE HÁ ALGUÉM QUE POSSUI UMA SENHA DE ADMINISTRADOR COM PRIVILÉGIOS MEGA ULTRA PODEROSOS.

E o sr. Obama é esse cara, ou pelo menos delegou essa função a alguém!

A propósito, gostaria de saudar o mr. president Obama, sendo o senhor um ser "onisciente", tenho certeza que por ter citado o seu santo nome cinco vezes, mencionado Snowden duas vezes, falado sobre guerra fria, cyber war, armamentos nucleares, top secret, forças armadas e outras coisinhas, eu devo ter caído no seu script que diz que se (if) todas essas informações estiverem reunidas num único documento então (then) deve ser averiguado!!!

Um abração mr. president!!!



Comentários